5 mitos sobre os "Iluminados" Psicólogos

Updated: Apr 20


Muitas são as especulações sobre os profissionais de Psicologia.

Quebrando 5 mitos que a sociedade atribui tanto para quem é Psicólogo quanto para quem é seu cliente.

1- Para de me analisar!

Vamos começar com aquela velha história de que Psicólogo "lê" a mente das pessoas e passa 24 horas do seu dia analisando a tudo e a todos, está é uma cômica e absurda idéia de que algum ser humano, independente do seu conhecimento sobre a psique humana, possa ter a respeito do outro. Convenhamos que em muitas situações os profissionais tem insights (percepções) sobre determinados comportamentos daqueles a sua volta, mas nem por isso se dá ao luxo de parar e analisar estes comportamentos.

2- Você não pode fazer isso ou aquilo, você é Psicólogo!

Desde quando Psicólogo possui um manual do que pode ou não fazer, é óbvio que existe um código de ética que via de regra não é lá muito difícil para o bom profissional cumprir, mas isso não tem absolutamente nada relacionado com seus comportamentos no dia a dia.

3- Você não deveria ser assim, devia controlar mais suas emoções!

Só porque você estudou 5 anos de Psicologia você deveria ter matado todos os seus sentimentos e se tornado um ser "de luz" que transborda serenidade e nunca passa por momentos de angústia, temor, raiva ou dúvida. Acredito que independente de ser Psicólogo ou não, existe uma PESSOA por trás de todo conhecimento, que sente como qualquer outro ser humano.

4- Dúvida? Mas como você pode ter tantas dúvidas, ser tão confuso e complicado?

O simples fato de ser Psicólogo já torna o profissional sujeito a questionar seus valores, o que por mais saudável que seja, gera muitos conflitos que podem demorar ou não para serem solucionados, isso mostra que a humanidade permanece lá, o que faz o profissional respeitar e compreender ao outro sem julgá lo, pois também vive com seus dramas comportamentais e sentimentais, como todos, é mais uma alma humana que precisa de cuidado.

5- Vai fazer o quê no Psicólogo? Fale com o papai, a mamãe, o vizinho, o papagaio, o líder da religião x,y,z que dá no mesmo.

Ah é? Ok, só me responda uma coisa estão todos estes a sua volta livre de te julgar? Estão todos estas a sua volta prontos para te compreender sem te dar "conselhos"? Quem nunca fez questão em dar, se quer, uma pitada de opinião na sua vida? Os questionamentos respondem sobre si, e voltam aquela velha pergunta: Por que Psicólogo não "atende" parentes e amigos? E lá está sua resposta: Porque se você já conhece alguém, seu julgamento difícilmente será neutro, pois já existe uma opinião pré formada sobre o outro, ou seja, não é livre de julgamentos, assim como o profissional que não te conhece é instruido a fazer.

Em suma de iluminados e detentores do poder da leitura da mente os Psicólogos não possuem nada, apenas um bom profissional reconhece que pode sim ajudar ao outro porém sem se deixar levar por mitos de uma "aura" superior inexistente.

#psicologia #portuguese

6 views
Contact
  • Facebook
  • LinkedIn