Congruência ou Incongruência

Updated: Apr 20


Todas as pessoas nascem e vivem no mesmo mundo, mas cada uma pensa de maneira diferente. Duas pessoas podem ver o mesmo acontecimento, ler o mesmo livro, ouvir as mesmas palavras, passar pela mesma situação e mesmo assim dar significados diferentes para as coisas. E é exatamente essa diversificação de modelos mentais que faz com que as coisas e situações sejam criadas.

Somos guiados pelas nossas crenças e valores que nos orientam nas nossas escolhas e tomadas de decisões e que muitas vezes nos colocam em situações delicadas porque achamos que o que é certo para nós, o que acreditamos, deve ser o mesmo para outra pessoa, sem considerar que essas outras pessoas tem suas próprias crenças e valores. Dentro de nós mesmo existem conflitos que temos a necessidade de trabalhar devido as varias opções oferecidas, interesses diversificados, intenções e resultados esperados. Quanto maior for o objetivo almejado, maior será a reação de nossa própria personalidade aumentando o conflito interno. Nos perguntamos por que determinadas pessoas conseguem alcançar seus objetivos mais rápido e mais facilmente; por que alguns colocam em prática suas ideias e interesses de forma mais eficiente que outras e, consequentemente, conseguem resutados mais satisfatórios. A resposta esta na congruência, quando todo o comportamento verbal e não verbal está colaborando para isso para nos dar força interna e poder pessoal. Temos que acreditar no que estamos fazendo e buscando. Quando temos dúvias a respeito disso, os resultados dificilmente serão alcançados. Identificar se estamos sendo congruentes ou não é o ponto inicial da questão.

A incongruência se evidencia quando não estamos seguros da decisão a ser tomada, do caminho a ser escolhido e da maneira de resolver determinada situação. Nossa mente incosciente, baseada nas nossas crenças, valores e experiências vividas nos sinaliza que não estamos no caminho certo, que precisamos reavaliar, buscar mais informações, refletir melhor sobre o assunto e quando estamos incongruentes acabamos projetando isso para outras pessoas e não conseguirmos colaboração para a realização dos objetivos. Pense sempre: “ Na dúvida, a resposta é não”. A capacidade de detectar a incongruência vai evitar muitos erros e decepções. O auto-questionamento é uma ferramenta poderosa para evidenciar isso e temos que tê-lo como amigo, mantendo sempre próximo de nós para nos auxiliar nessa descoberta.

#psicologia #saúde #portuguese

11 views
Contact
  • Facebook
  • LinkedIn